Colunistas  

   

Institucional  

   

Publicidade  

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Auto Escola Vitória
   

DEPENDÊNCIAS E SEU TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO

Criado em Sábado, 07 Fevereiro 2015 02:28

ernane pinheiro

Azougue - Qual trabalho o senhor desempenha como psiquiatra?

O meu trabalho é na Psiquiatria Clínica e como especialista em Dependências; então eu trato doenças como Depressão, Transtorno Bipolar, Ansiedade, Esquizofrenia, etc e diversas Dependências como: de Drogas, de Alimentos, de jogo, de Internet, de Amor e sexo, etc.

Azougue - Qual tratamento é o mais eficaz para uso de drogas?

O tratamento do uso de drogas é tão eficaz quanto o tratamento da maioria de outras condições médicas crônicas. Evidências científicas demonstram que um bom serviço de tratamento para dependentes químicos deveria seguir 13 princípios básicos; quais sejam:

1- um único tratamento não é apropriado para todos os indivíduos.
2- o tratamento precisa estar prontamente disponível.
3- um tratamento eficaz é aquele que atende às diversas necessidades do indivíduo e não apenas ao uso de drogas.
4- O tratamento de um indivíduo e o plano de serviços devem ser continuamente avaliados e modificados quando necessário para garantir que o plano atenda às necessidades mutantes da pessoa.
5- A permanência no tratamento por um período adequado de tempo é essencial para sua eficácia.
6- Aconselhamento (individual e/ou em grupo) e outras terapias comportamentais são componentes cruciais para um tratamento eficaz.
7- Medicações são um elemento importante no tratamento de vários pacientes, especialmente quando combinadas com aconselhamento e outras terapias comportamentais.
8- Indivíduos com distúrbios mentais que sejam dependentes de drogas devem ser tratados de maneira integrada de ambos os problemas.
9- desintoxicação médica é apenas o primeiro estágio do tratamento e por si mesma contribui pouco para mudança a longo prazo de uso de droga.
10- o tratamento não precisa ser voluntário para ser eficaz.
11- o possível uso de droga durante o tratamento deve ser monitorado continuamente.
12- programas de tratamento devem proporcionar avaliação para Aids/HIV, Hepatite B e C, Tuberculose e outras doenças infecciosas e aconselhamento para ajudar pacientes a modificarem comportamentos de risco de infecção.
13- a recuperação da dependência química pode ser um processo a longo prazo e frequentemente requer vários episódios de tratamento.

Azougue - Como tratar um dependente químico em Mossoró?

Existem diversos serviços especializados no tratamento de dependentes químicos em Mossoró; entre eles podemos citar o Hospital Municipal São Camilo de Lélis (é um hospital psiquiátrico municipal que faz o tratamento para desintoxicação), o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial especializado em álcool e outras drogas - serviço público municipal), Uisam (ambulatório público municipal especializado em saúde mental), comunidades terapêuticas (Centro Terapêutico Nova Vida, Comunidade Boa Nova, Desafio Jovem, Fazenda Esperança e Projeto Reviver Feminino). Além destes que são serviços geralmente utilizados por pacientes que se encontram com grandes prejuízos em função do uso de drogas ainda existem os consultórios privados de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, etc; além dos outros serviços públicos que fazem parte da rede do SUS (Sistema Único de Saúde) e também grupos de autoajuda como o AA (Alcoólicos Anônimos) e NA (Narcóticos Anônimos).

Azougue - O jogador compulsivo é um doente mental?

Na nossa sociedade há mais jogadores do que pessoas que nunca jogam. Em média, um e meio por cento da população participa de jogos de azar regularmente; é duas vezes mais comum entre homens do que entre as mulheres e pessoas com menos instrução tendem mais a jogar de forma patológica. O jogo patológico de azar é reconhecido como um transtorno mental, assim como a cleptomania e a piromania que são todos classificados como "transtornos do controle dos impulsos". Antigamente existiam locais apropriados para se jogar; hoje joga-se em loterias, bingos, caças-níqueis e com o surgimento da internet é possível jogar em casa, em lan-house, no trabalho, etc; o que fez com que o número de jogadores crescesse grandemente. O jogo de azar é incluído entre os prazeres não saudáveis, moralmente reprováveis e causadores de grandes prejuízos financeiros; portanto devem ser evitados para que não venham a sofrer a família e o próprio jogador.

Azougue - O que é dependência de internet?

A internet representa uma incrível ferramenta de informação, autoeducação, melhora econômica e superação da timidez e de inibições paralisantes com aumento do bem-estar e melhora da qualidade de vida; no entanto também ultimamente está sendo associada à presença de angústia ou a um risco significativamente maior de morte, sofrimento, incapacidade ou perda importante de liberdade. Há subtipos de dependência como: compulsividade sexual virtual, jogos de azar pela internet, dependência do Facebook e de videogames. A repercussão do uso excessivo ou inadequado dessas tecnologias tem preocupado os profissionais da saúde, da educação, da comunicação e do sistema jurídico legal que lidam com crianças e adolescentes como público-alvo. As maiores vítimas da dependência são aqueles que por algum motivo pouco podem se ausentar de sua casa; quem se sente socialmente pouco hábil ou tem dificuldade em criar relacionamentos sadios na vida real e que na internet consegue se expressar mais livremente e encontra o companheirismo e a aceitação ausentes em sua vida. Existem diferentes modalidades de tratamento: tratamento psiquiátrico medicamentoso ambulatorial, psicoterapia cognitivo-comportamental, internamento e outras. O objetivo principal do tratamento é a pessoa se abster das aplicações problemáticas, ao mesmo tempo em que mantém um uso controlado do computador por razões legítimas. Com relação aos comportamentos não relacionados ao computador, a pessoa é auxiliada a fazer mudanças positivas e permanentes em seu estilo de vida excluindo a internet. São estimuladas atividades que não envolvem o computador, como passatempos fora da internet, reuniões sociais e atividades com a família.

Dr. Ernane Pinheiro de Freitas, é médico Psiquiatra, formado pela Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, é especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pela FACENE/RN, em dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo, em Aconselhamento em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo e especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria).

É Médico Psiquiatra do complexo penitenciário Dr Mário Negócio.
Médico psiquiatra do CAPS AD da Prefeitura Municipal de Macau-RN.
Médico Psiquiatra do Centro Terapêutico Nova Vida.
Médico Psiquiatria no Hospital da Mulher (Mossoró- RN) e no Hospital Psiquiátrico Dr João Machado (Natal-RN).

Comentários   

 
0 #1 ANTONIO CORREIA 08-10-2016 17:29
Precisava fazer uma desintoxicação particular de crack depois dar continuidade em Portugal. Uso quantidade grande faz 8 meses. Estive abstinência 13 anos.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

   

Publicidade